A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) foi atingida por spray de pimenta durante uma ação de contenção da polícia legislativa no fim da marcha do Acampamento Terra Livre, na noite desta quinta-feira, 10 de abril, em Brasília. O uso de gás lacrimogêneo e spray ocorreu em frente ao Congresso Nacional, após parte dos manifestantes derrubar grades de proteção colocadas ao redor do prédio.
A parlamentar, que participava do ato junto a representantes de diferentes povos indígenas, passou mal após a exposição ao gás e procurou a Polícia Legislativa da Câmara para prestar depoimento. Em seguida, ela recebeu atendimento médico devido à irritação nos olhos e dificuldades respiratórias.
A marcha havia saído do acampamento localizado nas proximidades da antiga Funarte por volta das 17h e se dirigiu ao Congresso. Ao chegarem à Câmara dos Deputados, alguns manifestantes avançaram além do limite previamente estabelecido, segundo nota oficial da Casa. Em resposta, a Polícia Legislativa lançou artefatos químicos para conter o avanço, e outras pessoas também foram atingidas, relatando mal-estar e falta de ar. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar assistência.
Veja o vídeo: