O Cruzeiro desperdiçou a chance de seguir na cola do líder do Campeonato Brasileiro, Flamengo, neste domingo (10). Mesmo com um Mineirão tomado por mais de 59 mil torcedores, o time celeste perdeu por 2 a 1 para o Santos, pela 19ª rodada do torneio. Fabrício Bruno abriu o placar para a Raposa, enquanto Guilherme e Caballero fizeram os gols santistas. Com o resultado, a equipe azul viu o Flamengo abrir três pontos de vantagem na ponta da tabela.
Com o rolar da bola, o Cruzeiro buscou amassar o Santos desde o início do jogo e, com marcação forte e intensa, impedia o Peixe até mesmo de acionar seu craque, Neymar Jr, apagado na primeira etapa. Mas apesar de senhora da bola, a Raposa tropeçava no famoso último detalhe na hora de definir as jogadas. Isso sem contar que Gabriel Brazão insistia em impedir seu clube revelador de balançar as redes.
O cenário mudou aos 42 minutos do primeiro tempo, quando William, em cruzamento preciso, achou Fabrício Bruno na grande área. O zagueiro cruzeirense cabeceou para baixo, para vencer Gabriel Brazão e explodir a nação celeste no Mineirão: 1 a 0. Tudo poderia ter ido pelos ares logo em seguida, quando Villalba atravessou mal uma bola na grande área celeste, mas Guilherme, cara a cara com Cássio, jogou por cima do gol, garantindo a vantagem celeste na etapa inicial.
Na etapa final, o Santos voltou mais organizado e mais presente no campo de ataque, contando com um enfraquecimento da marcação cruzeirense. E o prêmio veio aos 16 minutos. Em jogada bem armada, Caballero apareceu pela direita e cruzou na pequena área. Absolutamente livre, sem ser incomodado, Guilherme só completou para as redes de Cássio: tudo igual no Mineirão.
A partir daí, a partida virou trocação: ataque de um lado, contra-ataque do outro. Mas o último passe era um obstáculo para as duas equipes. Com o final do jogo, o Cruzeiro foi ficando mais nervoso e aumentando os erros, tanto ofensivos quanto defensivos. E a Raposa recebeu um duríssimo castigo aos 43 minutos. Guilherme avançou pelo meio e, aproveitando a desorganização da zaga celeste, deixou Caballero na cara do gol.
De primeira, o atacante paraguaio chapou a bola rasteira, no canto esquerdo de Cássio: vira-vira do time da Vila em BH. A Raposa se lançou com tudo ao ataque, mas foi insuficiente para evitar a derrota. Com o revés, a Raposa segue em segundo lugar, com 37 pontos. O próximo duelo da equipe azul é contra o Mirassol, no dia 18 de agosto, uma segunda-feira, em Mirassol (SP).