Por Oliveira Lima
Quando em 2014, ex-técnico do Galo, Levir Culpi encerra a carreira do gênio Ronaldinho Gaúcho, sob alegação de que jogador e futebol ” são números”, o mundo se espantou. Torcedor atleticano ficou na bronca pouco tempo depois quando o mesmo técnico deu fim à gloriosa carreira de Diego Tardelli. E sob a mesma alegação. Levir Culpi sempre teve razão.
Hoje o mesmo se aplica ao técnico Cuca, demitido recentemente com péssimos números que atolaram o Galo no Brasileirão e o levou a ser eliminado na Copa do Brasil. Para quem tanto reclamava da falta de tempo para uma simples pré-temporada e de jogo em cima de jogo, veio à calhar para todo mundo da Série A, a parada para o Mundial de Clubes de 12 de junho a 11 de julho. Todo mundo descansou e treinou bastante.
Mas para o Atlético Mineiro não teve jeito, aliás, piorou e muito. Time beirava o G6 e classificado na Copa do Brasil e ao play off da Sul-Americana. Depois de dois meses, eliminação da Copa do Brasil, sem ameaçar seu principal rival, o Cruzeiro, sofrimento na Sula e preocupação no Brasileirão. E os números, como bem enfatizou Levir Culpi, mostram o quanto vem mal o time atleticano.
Nas três competições, foram 16 jogos, sendo 8 nos pontos corridos do Brasileirão e mais 8 nos “mata-mata” da Sula e Copa do Brasil. Foram só 5 vitórias, 1 mísero empate e as absurdas 10 derrotas. Índice de aproveitamento de apenas 33,3%. O que salva o Galo é a Copa Sul-Americana com 3 vitórias e 1 derrota, 75%. Na Copa do Brasil, um desastre: 4 jogos, 1 vitória e 3 derrotas e por consequência a eliminação, com 25% de aproveitamento.
Absurdo mesmo é o Galo no Brasileirão neste pós Mundial de Clubes. Total de 8 jogos, uma única vitória, diante do Bragantino, um único empate, contra o Vasco e já são 6 derrotas( Bahia, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, São Paulo e Vitória) e um aproveitamento inacreditável para um time do tamanho do Galo: 16,6%, índice de rebaixado e lanterninha. É o pior time do campeonato, pós Mundial. Para se ter uma ideia do desastre, o Sport Recife, o lanterna geral do campeonato, tem esses 16,6% de aproveitamento, já virtualmente rebaixado. Levir Culpi sempre esteve certo. Cuca deixou uma terra arrasada para Sampaolli.