O Projeto Água Limpa em Ação conquistou o primeiro lugar do Prêmio 21 de Agosto, na categoria “Desenvolvimento e Execução”, durante o 7° Congresso Brasileiro de Habitação Social e Regularização Fundiária no Rio de Janeiro. Uma das principais iniciativas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEMHA), o processo de Regularização Fundiária de Interesse Social, projeta Nova Lima nacionalmente como referência em gestão habitacional e urbanística, fortalecendo o município e demonstrando que é também um instrumento de reconstrução social e urbana.
A categoria “Desenvolvimento e Execução” engloba uma variedade de aspectos relacionados ao planejamento, construção e gerenciamento de projetos habitacionais voltados para a população de baixa renda. O bairro Balneário Água Limpa, foi originalmente concebido para ser um loteamento de alto padrão, luxuoso, envolvendo grandes figuras locais, mas ao longo dos anos se tornou uma área degradada, marcada por irregularidades e ausência de infraestrutura. Por meio da REURB, essa realidade vem sendo transformada, devolvendo dignidade e pertencimento aos moradores.
Um dos grandes diferenciais do projeto são as obras de infraestrutura que já estão em execução, mesmo antes da conclusão formal da regularização. Essa atuação simultânea entre o ambiental, social, jurídico e urbanístico demonstra eficiência na gestão pública e compromisso real com a transformação do território. Estão sendo implantados serviços básicos essenciais, como infraestrutura de rede elétrica, pavimentação, sistemas de drenagem (redes e caixas) e terraplanagem.
Esta conquista representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido envolvendo as políticas públicas inovadoras e humanizadas que transforma os territórios e proporciona qualidade de vida aos moradores da cidade.








