Por Oliveira Lima
Se Mateus Pereira não tivesse feito o gol salvador da vitória cruzeirense, no último minuto do jogo, diante do Betim na noite deste sábado, o Cruzeiro estaria amargando seus apenas 7 pontos no grupo C, com 4 a menos que o líder North e precisaria de milagre para garantir sua vaga às semifinal do Campeonato Mineiro desta temporada. O gol ainda dá uma sobrevida ao time do técnico Tite, que continua com a corda no pescoço.
Com a vitória adquirida no extremo esforço, depois de três derrotas seguidas, duas no Mineiro e uma na estreia do Brasileirão, o Cruzeiro ainda corre atrás da vaga. Com 9 pontos, 2 a menos que o North, continua não dependendo apenas de si para conquistar o Estadual, depois de 6 anos, e evitar o hepta do Galo. Ainda precisa fazer contas e depender de tropeços do time de Montes Claros.
Para fechar a fase classificatória ainda faltam duas rodadas. Cruzeiro só fica com a vaga pelo seu grupo se vencer seus dois jogos(América no Mineirão e URT no Zama Maciel) e o North pelo menos não vencer um dos seus(Uberlândia no Parque do Sabiá e América no Independência). Desta maneira time do Tite ficaria com 15 pontos e 5 vitórias contra os mesmos 15 pontos do North, mas este com 4 vitórias. A outra vertente de classificação é chegar à semifinal via “melhor segundo lugar geral” e pra isto terá que torcer para o Galo ser primeiro do seu grupo e o Cruzeiro chegar à Patos de Minas com pelo menos 2 pontos de diferença diante da URT e vencê-la no Zama Maciel em jogo da tabela na ultima rodada, que seria um confronto direto.
E para evitar essa engenhoca matemática e um desgaste absurdo, o time deveria ter pontuado mais anteriormente, quando os reservas e sub 20 ganharam apenas um dos três jogos e os titulares perderam o clássico contra o Galo. Foram no geral 3 derrotas em 6 jogos, quando por lógica deveria ter sido 5 vitórias e com 15 pontos praticamente já estaria classificado.
O ponto nervoso é o planejamento que foi jogado fora pela necessidade de salvar o Estadual. Cruzeiro entrou de férias em 15 de dezembro, quando perdeu a vaga à final da Copa do Brasil para o Corinthians, uma semana depois de encerrar o Brasileirão. É uma semana atrasado na pré-temporada. Se apresentou em 02 de janeiro ,dia do seu aniversário, e absurdamente iniciou o Campeonato Mineiro no dia 10, uma semana depois. O planejamento era time reserva recheado de sun-20 em todos os jogos do Mineiro, resguardando os titulares exclusivamente para o Brasileirão, iniciado para ele dia 29.
Em função desse absurdo terá uma sequência anormal de jogos, sendo os do certame mineiro, decisivos e não dependendo só dele. E no campeonato nacional é preciso pontuar, pelo regulamento. Se o central hoje é o Mineiro, terá o Brasileirão encravado à ele. Antes da decisão contra o América, domingo que vem, enfrentará o Coritiba nesta quinta sendo obrigado a ganhar porque estreou mal contra o Botafogo. E entre a outra decisão contra URT terá o Mirassol fora de casa. Ou seja, de quinta agora, dia 5 até o dia 14 fará 4 jogos em 10 dias, muito para um time que ainda vive a sua pré-temporada. Assim como o Flamengo, o Cruzeiro arrebentou com o seu planejamento e a conta chega depois no Brasileirão e Libertadores por conta de um certo “Campeonato Mineiro”








