Por Oliveira Lima
Cruzeiro faz partida decisiva às suas pretensões de chegar às oitavas da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira em Concepcion no Chile, diante do Union La Calera, pela 3ª rodada da fase de grupos. Disparadamente o maior favorito ao 1º lugar do grupo, Cruzeiro se poupou diante da Católica de Quito no Equador, por contas das finais do Mineiro. Arrancou um empate utilizando um time misto. Em casa derrapou diante do inexpressivo Alianza FC da Colômbia, quando vencia por 3×0 e cedeu o empate, num vexame sem fim. Resultado de tudo isso é a sua péssima colocação na tabela.
Cruzeiro hoje é apenas o 3º colocado com 2 pontos no grupo B. Em 1º está a Católica com 4, 2º vem o La Calera, adversário do Cruzeiro, com 3. Último o Alianza FC com 1. Vale lembrar que passa às oitavas, de forma direta, só o primeiro, com o segundo tendo que jogar a repescagem com o eliminado em 3º lugar na fase de grupos da Libertadores.
Assim, Cruzeiro precisa vencer o La Calera ,indo à 5 pontos e torcer para uma zebra, que seria a derrota da Católica diante do Alianza FC na Colômbia. Desta maneira o Cruzeiro chegaria à 1ª colocação. Ou até mesmo dar empate no confronto na Colômbia, mas o Cruzeiro teria que vencer pelo menos por dois gols de diferença, levando a vantagem no saldo de gols. Se der a lógica do Cruzeiro vencer e a Católica também, time mineiro ficaria em 2º, com 3 pontos a menos, tendo ainda os jogos do returno. Se não vencer corre o risco de ter que brigar pela segunda colocação com este La Calera. Se perder fica 4 pontos atrás do adversário e praticamente eliminado da competição de forma bem prematura. Seria crise total para quem já foi eliminado da Copa do Brasil, logo na primeira fase.
Mas o adversário do Cruzeiro é bastante acessível: Union La Calera é o penúltimo do campeonato chileno, sendo rebaixado, com apenas 6 pontos em 27 disputados e não ganha há 8 jogos, com 5 derrotas. Somando também a Sula, só venceu 3 jogos na temporada; Do Everton na preliminar da Sula e na estreia da fase de grupos ao pobre Alianza FC. Pelo chileno, venceu o Huachipato, na primeira rodada. La Calera nunca foi campeão chileno, e joga apenas sua 3ª Sul-Americana e apenas uma vez jogou a Libertadores. O grande orgulho do time chileno foi revelar um dos maiores zagueiros da história do futebol; Dom Elias Figueroa.