Por Oliveira Lima
Objetivo do Cruzeiro é mesmo permanecer na Série A do Brasileirão. Esta é a sua realidade. O sonho é divido em maior e menor: Vaga à Pré-Libertadores ou se não der, continuar na Sul-Americana. Tem que viver a realidade. Ele e mais 12 times que estão na mesma situação. Curioso é que nas dez rodadas iniciais, Cruzeiro enfrenta seus concorrentes diretos em seis, ou seja; vai decidir sua vida no começo da competição, somando pontos iniciais para não sofrer no final, como no ano passado. Esse processo chama-se “criar gordura” a ser utilizada na reta final do campeonato.
Em tese o campeão brasileiro desta temporada sairá de um seleto grupo de sete clubes: Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, Athético Paranaense e Fluminense. Os demais treze, vão lutar pela Pré-Libertadores, Sul-Americana e contra o rebaixamento. O Cruzeiro faz parte deste grupo da sobrevivência. Jogará um campeonato à parte contra os outros doze concorrentes.
E o incrível é que nas 10 rodadas iniciais do turno, Cruzeiro vai enfrentar a metade deles. Claro que tem ainda o returno, mas para acumular gordura, é importante vencer agora. Já venceu o Botafogo em casa e terá ainda: Vitória, Atlético-GO, Cuiabá, Vasco e Bahia, claramente times que vão brigar par não caírem. Esses jogos são verdadeiramente de Copa do Mundo. Ainda pela frente, nestes 10 jogos iniciais, enfrenta dois que vão brigar pelo título(Flu e Inter) e os de meio de tabela, que são Fortaleza e São Paulo. É mesmo acumular gordura para a sobrevivência.