Por Oliveira Lima
Cruzeiro não é o clube mais rico do País, aliás está muito longe disso, mas é o que está mais ativo no mercado desta janela de meio de ano. Com novo dono, clube quer qualificar seu elenco e brigar pelo título da Sul-americana e melhorar sua colocação no Brasileirão. Foi o Cruzeiro quem fez a primeira transferência deste momento: a contratação do goleiro Cássio junto ao Corinthians.
Agora segue às compras; Kaio Jorge é o segundo reforço confirmado, comprado junto a Juventus da Itália por 28 milhões de reais. Agora as forças do seu dono, Pedro Lourenço, o Pedrinho, se voltam às contratações de mais um atacante, o argentino Lautaro Díaz, que joga há 6 anos no Independiente Del Valle do Equador. Por 60% dos direitos do jogador, o clube equatoriano pede 26 milhões, mas o Cruzeiro quer baixar este valor. Negociação deve ser fechada ainda nesta semana, tanto é verdade que o Del Valle já contratou Joyson Medina junto ao Aucas. Lautaro que sair do Del Vale, pela questão esportiva e financeira.
Para fechar o pacote de contratações, os nomes em voga são do volante/meia Matheus Henrique, joia relevada no Grêmio e que joga no Sassuolo da Itália. Valor de transferência em 32 milhões de reais. A última cartada é o zagueiro Mina, ex-Palmeiras, Barcelona da Espanha e Everton da Inglaterra e que se desliga do Cagliari da Itália. Se nos casos de Cássio, Kaio Jorge, Lautaro Díaz e Matheus Henrique não teve nem tem concorrência, a situação de Mina é bem diferente: jogador ainda tem mercado pela Europa, mas tem proposta do Cruzeiro, cujo diretor-executivo, Alexandre Matos é amigo pessoal de Mina.
Sendo assim se completaria o ciclo de contratações do Cruzeiro, para mudar de patamar para o segundo semestre. Cassio, Kaio Jorge estão ok. Lautaro Díaz, Matheus Henrique com acertos adiantados e Mina, uma negociação mais alongada. Bom lembrar também que Pedrinho já comprou dois jogadores do Cruzeiro, que têm empréstimos vencendo no final de junho: João Marcelo e Mateus Pereira. Ao todo o novo dono do Cruzeiro já gastou mais de 130 milhões de reais. Lembrando ainda mais que O Cruzeiro foi vendido à Ronaldo por 400 milhões. Agora é outro patamar.