Por Oliveira Lima
Cruzeiro é a maior surpresa da atualidade do futebol brasileiro, com sua espetacular campanha no Brasileirão, ostentando a 3ª colocação, há um ponto do vice líder, o Flamengo e há dois do líder Palmeiras. Quando monta um elenco midiático, que foi notícia nacional no final do ano passado, todo mundo o apontou como favorito à tudo, ao lado de Palmeiras e Flamengo. Mas o Cruzeiro do começo do ano não deu certo. Não chegou nem sequer às semifinais do Mineiro e foi um fiasco na Copa Sul-Americana, obrigando o técnico Leonardo Jardim, recém chegado, a reestruturar o elenco cruzeirense.
Com um novo formato, Cruzeiro surpreendeu a todos e sem compromisso com a Sul-Americana, chegou à ponta de cima do Brasileirão. Como foi eliminado muito cedo do Campeonato Mineiro, utilizou os 38 dias até começar o Brasileiro, como uma verdadeira pré-temporada, para aguentar a sequência da temporada. Tem dado certo: time disputando a liderança do certame nacional e já qualificado às oitavas da Copa do Brasil. Além dos ótimos resultados, acumulando dez jogos de invencibilidade, com sete vitórias e três empates, a maior dentre todo os times da série A, time de Jardim vem jogando o melhor futebol do país, encantando a todos.
E a cereja do atual bolo cruzeirense pode ser a possibilidade de assumir na próxima rodada a liderança isolado do Campeonato Brasileiro. Para tal situação precisa vencer o Palmeiras neste domingo 19;30 no Mineirão mais cedo o Flamengo não vencer o Fortaleza no Maracanã. Chegaria à 23 pontos, contra 22 do Palmeiras e 22 ou 21 do Flamengo. Mas se o Flamengo vencer o Fortaleza, manterá 1 ponto de vantagem sobre o Cruzeiro e mesmo assim o time de Minas poderá passar todo o Mundial de Clubes na liderança, pois nem Flamengo, nem Palmeiras irão jogar agora em junho a 12ª rodada, pois estarão iniciando suas participações no Mundial, enquanto o Cruzeiro jogará dia 12 contra o Vitória, bastando-lhe mais três pontos para atravessar esses 30 dias na ponta absoluta da tabela.