Por Oliveira Lima
Cruzeiro é no momento a maior surpresa deste Campeonato Brasileiro, até agora com 15 rodadas, já avançando para o segundo terço das 38 rodadas. Cotado inicialmente apenas para permanecer na primeira divisão, time do jovem técnico Fernando Seabra vem como uma das sensações, visitando a parte alta da tabela. Com um time bem limitado, comandado pelo genial Mateus Pereira, porém muito bem treinado e encaixadinho, joga um futebol vistoso e que impressiona o país inteiro.
Só está bem colocado na tabela por conta dos 100% em casa, com 6 jogos. Superou como mandante o Botafogo, Vitória, Cuiabá, Fluminense, Athetico Paranaense e Corinthians. Muito bem em casa e muito mal fora de casa. Dos 23 pontos ganhos, 18 ganhos em casa (100%) e somente 5 ganhos fora(20.8%). Ganhou somente uma partida como visitante; dia 12 de maio, há dois meses, quando fez 1×0 no Atlético Goianiense. No mais foram dois empates, 1×1 com o Fortaleza e 0x0 com o Vasco. Já são 5 derrotas: 3×0 para o Galo, 2×0 São Paulo, 4×1 Bahia, 2×1 Flamengo e 1×0 Criciúma. Vem de três derrotas seguidas como visitante.
Foram 24 pontos disputados fora, Cruzeiro ganhou só 5 e perdeu 19, ou seja, 20.8% de aproveitamento, quando a média nacional é de 50%, Cruzeiro estaria hoje com 30 pontos, apenas 1 abaixo do líder Flamengo. Detalhe é que na maioria dos jogos que perdeu, jogou melhor que o adversário. Assim foi contra o São Paulo, e Flamengo, jogos pesados. Esteve em contra Bahia e Criciúma e encarou bem o Galo.
Jogo desta rodada será contra o Grêmio em Caxias do Sul, no estádio do Caixas, o Centenário, com o time de Renato Gaúcho na zona de rebaixamento, apenas uma vitória nos últimos dez jogos e muito pressionado. E será o ultimo jogo do Cruzeiro com elenco atual que será reforçado a partir do próximo sábado, dia 13 contra o Bragantino, quando os sete reforços podem atuar. Claro que nem todos de uma vez, por conta da preparação de jogador. Cássio será o primeiro. Se mantiver os 100% em casa o jeito é olhar pela sequência dos jogos fora: A começar pelo Palmeiras, dia 20 e depois o returno, iniciando diante do Botafogo no Rio de Janeiro. É esperar para os sete reforços se encaixem no time como o elenco atual se encaixou até agora.