Por Oliveira Lima
O futebol brasileiro tem o Flamengo como o time mais rico do país, num orçamento absurdo que já passou dos 2 bilhões de reais, que significa ser o segundo na França, terceiro na Alemanha e Espanha, quarto na Itália e o oitavo na Inglaterra. É time de ponta na Europa, exceto a Premier Leagle. Com muito dinheiro, o Flamengo é o maior vencedor do Brasil e América do Sul nos últimos anos.
Não à toa é o atual Campeão Brasileiro e da Libertadores e candidato à todas as competições deste ano. E por causa do dinheiro apenas dois times em 2025 brigaram com o time carioca por taças: Palmeiras e Cruzeiro, ou seja o vice e terceiro colocados no Brasileirão, com o Palmeiras vice também da Libertadores. E por causa do dinheiro, os dois, Palmeiras e Cruzeiro , seguem como os únicos à terem condições de desbancar o time rubro-negro.
Mas hoje, 2026, qual dos dois será o adversário principal do Flamengo? Os dois ou apenas um deles? Certamente os dois têm chances, mas com o Cruzeiro mais perto, ultrapassando o Palmeiras. A expectativas do Cruzeiro são maiores, por conta de três movimentos definidos. Claro que primeiro é a contratação do técnico Tite, o único a dirigir a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo seguidas.
Com o maior técnico do Brasil nos últimos anos, o Cruzeiro trouxe a maior contratação da história do futebol brasileiro: Gerson vem da Rússia por 30 milhões de euros, 5 a mais que a contratação de Victor Roque vindo do Barcelona para o Palmeiras. E um jogador que jogou tudo, exatamente sob o comando de Tite. E para além de Gerson, Cruzeiro recusou três propostas irrecusáveis do Flamengo por Kaio Jorge e acabou prologando seu contrato até 2030. Só estes dois movimentos giram em torno de 60 milhões de euros, ou seja 390 milhões de reais.
Para além de Gerson e Kaio Jorge, o elenco do Cruzeiro é de dar inveja ao Palmeiras e ao próprio Flamengo, pois Cássio, Fabrício Bruno, Lucas Romero, Kaiki, Mateus Pereira, Gerson e Kaio Jorge, sete jogadores, seriam titulares absolutos no Palmeiras e quase todos esses no Flamengo. E olhe que lá no banco cruzeirense ainda tem o Mateus Henrique e um zagueiro de potencial mundial, chamado Jhonatam Jesus. Para o Palmeiras hoje se igualar ao Cruzeiro na busca ao Flamengo, é preciso ser mais intenso no mercado, contratando pelo menos três jogadores. Mas neste momento quem é o maior adversário do Flamengo veste azul.









