Por Oliveira Lima
Após três meses serão retomadas as emoções da Copa do Brasil, chegando à reta final. Por conta dos ajustes do Campeonato Brasileiro, atropelado pelo Mundial de Clubes da FIFA, por jogos recolocados na própria Copa do Brasil, e até das retas finais das Copas Regionais, no caso a do Nordeste e da Verde, o Brasileirão teve que ser antecipado para atender ao campeão da Libertadores(que já seria Flamengo ou Palmeiras) em seu compromisso na Copa Intercontinental. Por causa de tudo isso a Copa do Brasil fechará pela primeira vez o calendário do futebol brasileiro.
E nunca uma fase foi intercalada por três meses como agora. Nesta quarta-feira será retomada a competição, na fase semifinal e tudo vai acabar num prazo de onze dias pois a volta das semis será no dia 14 e com as finais marcadas para 17 e 21 deste dezembro. Os últimos jogos realizados foram em setembro, quando no dia 10 o Corinthians confirmou sua classificação com duas vitórias fáceis diante do frágil Athetico Paranaense, time de série B. Já o Vasco só confirmou sua passagem ao vencer nos penais o Botafogo depois de dois empates de 1×1. O Fluminense teve que suar sangue para dobrar o Bahia em casa por 2×0 depois de perder fora por 1×0. O chamado confronto mais difícil acabou sendo o mais fácil: o Cruzeiro atropelou o Galo com duas vitórias convincentes por 2×0.
E como estão os times agora? Parâmetro é o Brasileirão, encerrado há 3 dias. Vasco e Corinthians terminaram em lamentáveis 13º e 14º lugares e devendo um bom futebol aos seus torcedores. Fluminense chegou em 5º com vaga direta à Libertadores simplesmente por causa do seu técnico Luís Zubeldia, que deu uma consertada no time nos últimos jogos. Já o Cruzeiro sobrou no Brasileirão. Não foi o campeão, mas jogou o melhor futebol dentre todos.
Cruzeiro é o grande favorito a levantar a taça da Copa do Brasil, seguido de Fluminense, com quem poderá fazer a final. Depois vem o Corinthians, com quem vai jogar a semifinal e o Vasco é a zebra. Isto tudo em tese porque futebol é o legítimo terreno do improvável. Caberá ao Cruzeiro confirmar seu favoritismo.








