Fernando Diniz não é mais técnico do Cruzeiro. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, após uma reunião na Toca da Raposa. Renato Gaúcho é o principal alvo da diretoria para ocupar a vaga. Estafe do ex-técnico do Grêmio confirmou que foi procurado por representantes do time mineiro.
Renato Gaúcho deixou o Grêmio no fim de 2024. O treinador, que conquistou a Conmebol Libertadores de 2017, comandando o time de Porto Alegre, tem a preferência do empresário Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro.
Fernando Diniz vinha pressionado no cargo desde o fim do ano passado. O desempenho do time, nos primeiros jogos desta temporada, aumentaram a pressão sobre o técnico, que foi duramente criticado pelos torcedores nas últimas partidas.
O treinador foi cobrado em reunião, no último sábado, e comunicado do desligamento dois dias depois. Com ele, deixam o clube Eduardo Barros, seu auxiliar técnico, e o preparador físico, Wagner Bertelli. Auxiliar técnico fixo do Cruzeiro, Wesley Carvalho vai comandar o treinamento desta segunda-feira.
A campanha irregular de 2024 pesou muito na saída de Diniz. Apesar dos resultados, o treinador foi mantido no cargo pela diretoria do clube para a nova temporada, mesmo sem conseguir levar o Cruzeiro para a Conmebol Libertadores de 2025 e vencer a decisão da Conmebol Sul-Americana.
O ex-treinador da seleção brasileira foi contratado para o lugar de Fernando Seabra, no começo do segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado, mas não conseguiu embalar no trabalho. Em 2024, Diniz só conseguiu vencer três dos 15 jogos disputados pela equipe, com seis empates e seis derrotas.
Neste ano, o Cruzeiro de Fernando Diniz empatou com São Paulo e Atlético, em amistosos pela FC Series, nos Estados Unidos. O time estreou no Campeonato Mineiro vencendo o Tombense, no Mineirão. Depois, foi derrotado pelo Athletic, em Brasília, e empatou com o Betim, no Mineirão.
Com Fernando Diniz no comando, o Cruzeiro disputou 20 partidas, vencendo quatro, empatando nove e perdendo outras sete. O aproveitamento do treinador no período foi de 35%.
Fernando Diniz tinha contrato com o Cruzeiro até o fim de dezembro deste ano. A chegada dele à Toca da Raposa foi pensada pela diretoria do clube, que buscava um trabalho de médio/longo prazo com a equipe.