Estudantes de Belo Horizonte que ainda não possuem o Passe Livre Estudantil podem solicitar o benefício a partir desta segunda-feira, dia 2 de fevereiro. O programa da prefeitura oferece passagens de ônibus gratuitas para o trajeto entre a casa e a escola, atendendo alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos, conhecida como EJA. Os interessados devem realizar a inscrição pela internet, através do portal da prefeitura, e o prazo termina no dia 8 de março. O objetivo dessa iniciativa municipal é diminuir o número de alunos que abandonam os estudos.
Para se cadastrar, é necessário enviar cópias digitais do RG e CPF do aluno, comprovante de matrícula, comprovante de endereço e o CPF do responsável, caso o estudante tenha menos de 16 anos. Alunos de escolas particulares só podem participar se possuírem bolsa de estudos de 100% e apresentarem o documento que comprove essa condição. O comprovante de residência deve estar no nome do aluno ou de seus pais, mas, se não houver, pode ser solicitado no Centro de Saúde ou substituído pelo formulário do Cadastro Único. O auxílio é voltado para quem mora a mais de um quilômetro de distância da escola e cobre todo o valor da tarifa do sistema de ônibus da capital por meio do cartão BHBus.
O estudante precisa acompanhar o andamento do seu pedido no site oficial informando o CPF e a data de nascimento, além de ficar atento ao e-mail cadastrado, que é o meio de contato usado pela equipe do programa. A prefeitura informou que alunos de famílias que participam de programas sociais ou que vivem em situação de vulnerabilidade têm prioridade no recebimento do benefício.







