Motociclistas protestam pelas ruas de BH na tarde desta quinta-feira (23), contra a suspensão do serviço de moto táxi por aplicativo na cidade. Na quarta (22), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRT-MG) solicitou à Prefeitura de Belo Horizonte a suspensão por um período de três meses.
Em resposta, motoboys se concentraram na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na avenida dos Andradas, e na Prefeitura, na avenida Afonso Pena. Vídeos que mostram a manifestação circulam nas redes sociais. Em um comunicado divulgado em grupos de WhatsApp, motociclistas foram ‘convocados’ para o protesto.
“É uma manifestação pacífica para o nosso direito de trabalhar. Não vamos perder nosso direito. Esse é o nosso ganha-pão. Sem tumulto, vamos apenas buzinar e andar em velocidade baixíssima para poder agarrar o trânsito mesmo. Lembra que é com isso que levamos o sustento para nossa casa, então precisamos de todos e também de pacificação”, disse.
Até o momento, o município ainda não se posicionou sobre a suspensão.
Por que o Ministério do Trabalho pediu a suspensão do moto táxi em BH?
A medida, justificada pela falta de regulamentação do serviço na capital mineira e pelos riscos à segurança de passageiros e motociclistas, tem gerado debates na cidade. Atualmente, duas empresas são responsáveis pelo transporte na capital mineira: a 99 e a Uber, ambas atuantes no transporte de passageiros também em carros.
“A suspensão se aplica apenas ao transporte de passageiros, não afetando os serviços de entrega por motocicleta”, esclareceu o superintendente Carlos Calazans. Ele destacou que a falta de regulamentação expõe passageiros e motociclistas a riscos, uma vez que muitos dos condutores não possuem experiência e os passageiros não dispõem de segurança adequada. A medida também visa proteger os motociclistas, que, pressionados pela necessidade de realizar um grande número de corridas para obter uma renda satisfatória, podem ser levados a assumir riscos e praticar infrações de trânsito.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.