A investigadora da Polícia Civil de Minas Gerais, Ana Luiza Guimarães Carvalho, suspeita de envolvimento na suposta manipulação de uma apreensão de drogas durante uma operação realizada em Belo Horizonte, teve sua prisão preventiva convertida em prisão domiciliar pelo período inicial de 90 dias. A decisão foi tomada após parecer favorável do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ocorreu menos de duas semanas após a policial se entregar às autoridades.
A mudança na medida cautelar foi motivada por questões de saúde. Segundo relatório elaborado pela Casa de Custódia da Polícia Civil, Ana Luiza apresenta um quadro de depressão severa, além de recusar alimentação e cuidados básicos, como banhos de sol, durante o período em que esteve sob custódia. O documento também aponta a existência de ideias de autoextermínio, o que reforça a necessidade de cuidados especiais.
Apesar de estar em prisão domiciliar, Ana Luiza deverá cumprir uma série de medidas restritivas. Entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento integral em sua residência durante toda a duração do período de 90 dias. Ela só poderá deixar o domicílio para tratamentos médicos, incluindo consultas e atendimentos, mediante comprovação posterior à Justiça. Além disso, está proibida de manter contato com os demais investigados, vítimas e testemunhas relacionadas ao caso, bem como de acessar unidades do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc).
A decisão judicial também determinou a suspensão do exercício de suas funções públicas, incluindo o acesso aos sistemas de informações e bancos de dados utilizados em sua atividade profissional, sem prejuízo da remuneração. O porte e a posse de armas de fogo também foram suspensos, e ela não poderá deixar a comarca sem autorização judicial, salvo em situações emergenciais de saúde.
Em nota oficial, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que recebeu o alvará de soltura e está providenciando os procedimentos legais para o cumprimento da ordem judicial. Os investigadores Rafael Egg Macedo e Rodrigo Otávio Andrade, também envolvidos na investigação, permanecem presos na Casa de Custódia da Polícia Civil. Rafael foi detido em 14 de setembro e teve sua prisão preventiva mantida pela Justiça, enquanto Rodrigo se entregou no dia 19 do mesmo mês.
O caso teve início em uma operação da Polícia Civil realizada em agosto, no bairro Bandeirantes, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Na ocasião, pai e filho foram presos sob suspeita de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. A atuação policial passou a ser investigada após suspeitas de irregularidades na apreensão de um tablete de maconha na residência dos suspeitos. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, as imagens da operação apresentavam cortes e não mostravam de forma contínua toda a busca, apesar de determinação judicial para que o procedimento fosse filmado integralmente.
Após a apreensão de uma arma de fogo no quarto do filho dos suspeitos, os policiais inicialmente indicaram que o cômodo estaria “limpo”. Posteriormente, um dos agentes retornou ao local sozinho e encontrou um tablete de maconha sobre uma sapateira aberta. No momento da busca, não havia testemunhas civis presentes. Essas inconsistências levaram o Ministério Público a solicitar a revogação da prisão preventiva de pai e filho, pedido que foi acolhido pela Justiça, resultando na concessão de medidas cautelares aos suspeitos.
O episódio evidencia as complexidades e os desafios enfrentados pelas investigações sobre irregularidades na atuação policial, especialmente em operações relacionadas ao tráfico de drogas, que envolvem questões de integridade, transparência e controle judicial.






