A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) divulgou nesta quarta-feira (2 de abril) o resultado do processo de cessão do Hospital Maria Amélia Lins (HMAL), em BH, que inclui a transferência de bens móveis. O Consórcio ICISMEP (Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba) venceu a disputa, que recebeu nove propostas no total.
Criado na década de 1990 para gerir a saúde em municípios da região do Médio Paraopeba, o ICISMEP ampliou sua atuação a partir de 2014, passando a operar em áreas como educação e infraestrutura. Em 2022, inaugurou o Hospital ICISMEP 272 Joias, em Igarapé, que homenageia as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho. A instituição atua em cinco macrorregiões mineiras.
Terceirização do HMAL em BH
Com a cessão, o governo estadual pretende transformar o HMAL em uma unidade especializada em cirurgias eletivas. O consórcio assumirá o imóvel e equipamentos (avaliados em R$ 6 milhões) em abril, sem custos, e terá autonomia para adaptar o espaço. A gestão ficará responsável por contratar profissionais para atender pacientes do SUS de toda a rede — não apenas do Hospital João XXIII, como ocorre hoje. Funcionários não serão concursados.
A expectativa é que o número de cirurgias mensais dobre, chegando a 480 procedimentos. O processo ocorreu sob questionamentos: o Conselho Estadual de Saúde pediu a suspensão do edital, e o Ministério Público emitiu recomendações durante a análise.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.