O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou um vídeo em suas redes sociais nesta quinta-feira (13), no qual faz críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Zema, as declarações de Lula durante um evento em Betim, na última terça-feira (11), demonstram que ele estaria “desconectado da realidade”.
No vídeo, Zema afirma ter ficado “assustado” com o discurso do presidente e critica sua abordagem econômica. “Parece que ele está em modo avião, desconectado da realidade. Ele veio aqui a Minas se colocar como pai dos pobres e dizer que só ele e Getúlio trabalharam pelos mais necessitados. Esse filme nós brasileiros já vimos e não gostamos”, disse.
O governador também mencionou a ex-presidente Dilma Rousseff, que atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), ligado ao Brics. Segundo ele, o governo federal está repetindo políticas que, no passado, levaram à recessão. “Talvez esse modo avião explique ele não se lembrar do desastre que foi o governo do PT em 2015 e 2016, quando o Brasil enfrentou sua maior crise e três milhões de pessoas perderam o emprego. A mesma receita de agora: gastança, irresponsabilidade fiscal e economia com anabolizante”, afirmou.
Na legenda da publicação, Zema destacou sua gestão em Minas e comparou sua condução ao governo federal. “Enquanto o presidente está em modo avião, aqui em Minas estamos fazendo o dever de casa, equilibrando as contas e investindo com responsabilidade”, escreveu.
A manifestação ocorre após um evento marcado por trocas de críticas entre Zema, Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). Durante o evento, Zema atribuiu a dificuldade do Estado em realizar investimentos à dívida bilionária com a União. Em resposta, Silveira afirmou que a maior parte da dívida foi acumulada na gestão atual. Lula, por sua vez, rebateu o governador.
“Precisou eu voltar à Presidência para a economia crescer acima de 3%. Ela não crescia há quanto tempo? O Zema não lembra de quando a economia crescia acima de 3%”, declarou Lula na ocasião.
Veja o vídeo: