Por Oliveira Lima
Cruzeiro de 2024 é uma ótima surpresa. Depois de um 2023 muito sofrido em que nem sequer chegou à final do Mineiro e se salvou do rebaixamento do Brasileirão nas últimas rodadas, sob o comando de Paulo Autuori. Já neste ano, muitas mudanças, tanto no elenco, quanto na direção técnica e até mesmo no dono da SAF. Nenhum clube sofreu tanta alteração assim.
No Mineiro fez a melhor campanha da fase geral, impondo ao Galo um melhor futebol e com vitórias. Caiu na decisão do título para um dos melhores times do Brasil. A primeira alteração pós Mineiro foi a de treinador, caindo o argentino Larcamón. Depois os reforços do ano de Ronaldo Fenômeno e por fim ate ele mesmo é trocado, pois vendeu o clube para seu amigo Pedro Lourenço. Entre a queda de Larcamón e a venda do clube, chega (ou retorna) o jovem técnico Fernando Seabra, que estava há dois anos na base do clube e foi o auxiliar de Autuori na reta final do Brasileirão do ano passado, Esteve por poucos meses na base do Bragantino.
Cruzeiro é o primeiro time profissional de Seabra e ele se tornou a maior surpresa dentre os treinadores do Brasil, a maioria bem consagrada. Seabra simplesmente tira o time do estágio de parte baixa da tabela do Brasileirão e o coloca na parte alta neste começo. Na Sula, acabou de classificar a equipe nas oitavas, como primeiro do grupo B, de forma direta.
Com ele o Cruzeiro vem jogando bem, se baseando na organização, na raça e na aplicação tática. Este é o principal trabalho de um treinador: fazer o time jogar, com craques ou não. Corajoso, criativo, Seabra manda o time pra frente, em qualquer lugar e contra qualquer adversário. E tem colhido ‘ótimos frutos: Dentro do G6, com os mesmos pontos do G4 e há 3 pontos do líder. Na Sula, classificado às oitavas, com a 4ª melhor campanha geral. Vem de 6 jogos de inventividade, com 5 vitórias seguidas e não toma gol há 4 jogos seguidos. Fernando Seabra já é a maior revelação dentre os técnicos do Brasil. Agora é esperar pelo mês de Julho, quando da janela de meio de ano: Cruzeiro vai se reforçar e muito, dando melhores condições ao seu jovem treinador.