No mês de conscientização sobre o combate ao racismo e exaltação à cultura negra, a adidas, em parceria com a Laboratório Fantasma, lança para o Galo uma camisa especial que homenageia um dos mais reconhecidos símbolos de resistência da cultura negra – a trança de cabelo. A camisa foi desenvolvida em conjunto com coletivo de arte e cultura urbana, com o objetivo de promover auto-estima e contribuir para o combate à discriminação racial.
Com direção criativa da Laboratório Fantasma – organização afro-empreendedora que nasceu na periferia de São Paulo com o propósito de transformar a realidade da sociedade, tendo a arte, a cultura e a música como instrumentos de combate às desigualdades, às violências e a todo tipo de discriminação –, a campanha conta com a participação do rapper, cantor e compositor Rael.
Com a mensagem “Trançar Brasil e África”, a campanha de Excelência Negra se inspira em diferentes tipos de tranças ao longo de toda a história, representando estes símbolos no design da camisa. Predominantemente na cor creme, os novos mantos possuem desenhos que simbolizam as tranças, misturando elementos na cor amarela nas mangas e na parte inferior frontal.
“A inferiorização da humanidade e da subjetividade dos corpos negros na sociedade se dá, historicamente, pela violência, sobretudo, da nossa estética. Exaltar a beleza negra a partir da exaltação do nosso Orí e da nossa estética capilar é confrontar o racismo, a eugenia e as tentativas de genocídio que a população negra passou e ainda passa”, comenta Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma. “Essa colaboração com a adidas e com os clubes vem com intuito de evidenciar como as tradições africanas se fazem presente na nossa sociedade e que deveriam ser motivo de orgulho, respeito e valorização. Como amante de futebol, é um sonho poder viabilizar essa collab com a adidas, que vai trazer orgulho, consciência e afeto para tantos torcedores e para sociedade brasileira. As marcas têm um papel fundamental nesse diálogo e é um prazer poder ser parte desse feito”, complementa Fióti.
Com o escudo do clube à esquerda e o da adidas à direita, o uniforme do Atlético traz mangas com detalhes em preto. Na parte central da camisa, o patch amarelo “Da Raiz à Luta” completa o design. A camisa Excelência Negra já está disponível no site da adidas Brasil, nas lojas da marca e Lojas do Galo, tanto no modelo masculino quanto no feminino.
Faça parte do adiclub, programa de fidelidade da adidas, e garanta ofertas e benefícios exclusivos de forma gratuita. Acesse adidas.com.br/adiclub e saiba mais.
Sobre a adidas no futebol
A adidas é líder global no setor de artigos esportivos. Sediada em Herzogenaurach, Alemanha, a empresa emprega mais de 59 mil pessoas no mundo todo e gerou vendas no valor de 22,5 bilhões de euros em 2022.
Sobre a Laboratório Fantasma:
A Laboratório Fantasma é uma empresa afro-empreendedora que surgiu em 2009 – na periferia da Zona Norte de São Paulo – pelas mãos de Emicida e do seu irmão, Evandro Fióti, com o objetivo de gerenciar a carreira do rapper. Desde o começo, eles entenderam que o gerenciamento da trajetória de um artista não era apenas sobre lançar discos e fazer turnês, mas, sim, sobre construir uma visão de mundo e criar narrativas que se desenvolvam em torno de um estado de espírito (com o propósito de melhorar, para além do individual, comunidades, países e, posteriormente, o mundo). Foi assim que a empresa expandiu a sua área de atuação. Além de trabalhar a carreira de artistas como Rael, Drik Barbosa, Dona Jacira, Emicida e Fióti, a Laboratório Fantasma atua como uma plataforma de conteúdo transformador que serve de inspiração para o mercado nacional e internacional. Nesse propósito, vem deixando a sua marca na música, na moda, no audiovisual, na literatura, na sociedade e em todo projeto a qual se dedica.