BH está sob alerta de tempo seco até às 18h da próxima terça-feira (30), segundo comunicado da Defesa Civil na manhã desta segunda (29). A massa de ar seco deve reduzir os índices de umidade relativa do ar para abaixo de 30%, aumentando os riscos de desidratação e desgaste físico.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa nestas condições é considerada prejudicial à saúde. Com o tempo seco, os problemas de desidratação, oftalmológicos, respiratórios e cardiovasculares são intensificados. Pessoas com predisposição ao câncer de pele também devem redobrar os cuidados.
Já são 101 dias sem chuva em Belo Horizonte. A última vez que aconteceu pelo menos uma garoa foi no dia 18 de abril. Caso as condições continuem até o dia 11 de agosto, o recorde histórico de estiagem na cidade de 2019, quando houve 113 dias sem chuva, será batido.
Como se prevenir no tempo seco em BH?
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.