A Prefeitura de Belo Horizonte autorizou o início dos testes operacionais do Terminal Siderúrgico do Horto Florestal, com expectativa de que sua operação plena contribua para a redução do tráfego de caminhões no Novo Anel Rodoviário. Segundo a administração municipal, a circulação de até nove vagões por dia poderá representar o volume de carga equivalente ao transporte feito por aproximadamente 30 caminhões, oferecendo uma alternativa para o escoamento de materiais da indústria siderúrgica.
O empreendimento é resultado de investimento privado estimado em R$ 50 milhões e deverá gerar cerca de 250 empregos diretos. Para a Secretaria Municipal de Política Urbana, o terminal tem papel estratégico na logística do setor siderúrgico nacional e pode ampliar a utilização do transporte ferroviário na cadeia de suprimentos.
Com capacidade para movimentar até 60 mil toneladas de carga por mês, a estrutura inclui balança rodoviária, área administrativa integrada, pátio de manobras, sistema de segurança próprio, galpões para carga e descarga, estacionamento, pórticos rolantes e espaço planejado para futura ampliação. Também está prevista a possibilidade de integração entre diferentes ferrovias e operações logísticas.
O terminal foi projetado para receber, armazenar e movimentar diversos produtos siderúrgicos, como bobinas, chapas e perfis metálicos. Além da redução da circulação de caminhões, o projeto prevê impactos como diminuição na emissão de gases poluentes, redução nos custos logísticos de produtos industrializados, estímulo à economia local e criação de novas oportunidades de negócios em Belo Horizonte e região metropolitana.