A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOS), vem executando uma série de intervenções em áreas estratégicas da nossa cidade com objetivo de preparar o município para o período chuvoso. São realizadas ações de limpeza, substituição de grelhas de bocas de lobo, contenção, drenagem, manutenções que garantem mais segurança à população e à infraestrutura urbana.
No primeiro semestre de 2025, já foram realizadas mais de 1.150 limpezas de bocas de lobo, com uma média de aproximadamente 450 limpezas a cada dois meses. Apenas entre os dias 15 e 18 de setembro, em razão das chuvas registradas no sábado 13/09, as equipes executaram mais de 1.500 limpezas em todo o município, atuando em locais como:
⦁ Honório Bicalho
⦁ Areião do Matadouro
⦁ Rua Benedito Alves Nazareth
⦁ Bairro Bela Fama
⦁ Campo do Pires
⦁ MG-030, nas proximidades do Alto do Gaia
As intervenções são fundamentais para permitir o escoamento adequado das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos, enchentes e enxurradas. As contenções evitam deslizamento de encostas que podem ocorrer com a movimentação de terra:
⦁ Contenção Alameda das Rosas – Condomínio Bosque do Jambreiro
⦁ Contenção Rua Vila Lobos, 830 – Parque Aurilândia
⦁ Contenção Rua Roberto Alvisi, Bairro Bom Jardim
Poda e supressão de árvores
Até o momento, foram realizadas mais de 1.387 intervenções de poda e supressão de árvores executadas pela Divisão de Praça e Jardins. A ação preventiva busca evitar quedas de árvores durante as chuvas, garantindo a segurança da população e minimizando riscos em função das condições climáticas adversas.
O trabalho coordenado e atuação em várias frentes fazem parte do compromisso e esforço contínuo da Prefeitura para proteger os cidadãos, reduzindo os impactos trazidos pelo período das chuvas.