
O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realizou a cerimônia de colação de grau dos alunos da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, em Juiz de Fora na Zona da Mata, nessa quinta-feira (4/12).
A instituição, que já é referência na formação de técnicos e na capacitação de profissionais para a indústria de lácteos, passou a oferecer a graduação tecnológica em 2022.
A diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, reforça que o Instituto celebra um grande marco em sua trajetória. “Devemos celebrar com bastante orgulho este momento. Os alunos vivenciaram uma trajetória de três anos e confiaram na excelência da formação ofertada pelo ILCT. Hoje, seguem como profissionais que atuarão em processos importantes para toda a cadeia de produtos lácteos”.
“Enxergo um futuro promissor, tanto no retorno à sociedade quanto para o ensino e pesquisa do Instituto”, aponta Nilda Soares.
A turma, composta por 13 alunos, passou por capacitação para realizar atividades voltadas ao beneficiamento, à industrialização e à conservação de leites e derivados, da matéria-prima ao produto final. “A formação desses alunos chega em um momento muito oportuno, no qual o mercado cobra por profissionais capacitados para ocupar posições estratégicas dentro das indústrias. Com a graduação, estão certificados para atuarem na produção, administração, supervisão e gerência, conquistando um lugar de maior destaque”, ressalta a coordenadora de ensino do ILCT, Eloá Souza.
Samuel Marcenes é um dos 13 formandos e enxerga a ocasião como a consolidação do empenho de todos os envolvidos e uma trajetória rica em experiências e aprendizados. “Vivenciamos momentos importantes ao lado de uma equipe de excelência, idas aos laboratórios, preparações para as provas, tudo isso nos trouxe até aqui. Hoje, eu me sinto preparado e especialmente interessado em uma nova tendência do mercado, que é a valorização de produtos com alta concentração de proteína láctea. Há um movimento de mudança nos hábitos alimentares, e é nessa direção que desejo seguir daqui para frente”, enfatiza Samuel.
O acesso ao curso é feito principalmente por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizando a média das pontuações obtidas nos exames dos anos anteriores. A abertura de novas vagas se dá anualmente por meio de edital próprio.
ILCT celebra 90 anos
A cerimônia de formação integrou a programação comemorativa aos 90 anos do Instituto, completados em 14/5/2025. Além do ensino, o ILCT atua na geração e difusão de tecnologias para o setor laticinista, por meio de pesquisa, treinamentos, desenvolvimento de produtos e eventos técnicos, sendo vinculado à Epamig desde 1974.






