Visto como um dos favoritos para a conquista do título, o Cruzeiro não começou o Campeonato Brasileiro de 2026 como o esperado, pelo contrário, teve a pior estreia imaginável. Atuando no Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira (29/1), o time mineiro perdeu para o Botafogo, que vive crise nos bastidores, por 4 a 0.
Após um primeiro tempo disputado, que terminou sem gols, a equipe comandada por Tite teve um “apagão” na etapa final e levou quatro. Todos os tentos do Glorioso foram efetuados em jogadas construídas – Danilo (2), Martins e Artur foram os autores.
Na escalação inicial, Tite provocou duas mudanças no time que vinha sendo considerado titular. Na lateral-direita, William deu lugar a Fagner, enquanto no meio, Christian saiu para a estreia de Gerson, maior contratação da temporada, como entre os 11 iniciais.
E, por falar em Gerson, o reforço preocupa para a sequência. Antes do segundo gol do Botafogo, em meados da etapa final, o jogador sentiu dores e precisou deixar o campo de maca.
O primeiro tempo foi acirrado, mas com leve superioridade da equipe celeste, que teve mais posse de bola e finalizou mais que a alvinegra. A coisa desandou na etapa final.
Logo aos 2 minutos, o time carioca fez bela jogada na intermediária e o volante Danilo bateu forte no canto do goleiro Cássio. A partir disso, a Raposa ficou praticamente irreconhecível em campo.
Aos 30 minutos, em contra-ataque, o atacante Matheus Martins ganhou na corrida do lateral-direito Fagner e bateu cruzado, sem chances para o arqueiro celeste. Logo em seguida, aos 39, Danilo fez o terceiro, em novo chute na beirada. O quarto aconteceu aos 45, com o atacante Artur, que empurrou para o fundo das redes após passar por Cássio.
Agora, o Cruzeiro volta a se concentrar no Campeonato Mineiro, onde ainda busca se classificar para a semifinal. No próximo domingo (1/2), a partir das 20h, o time enfrentará o Betim, fora de casa, pela 6ª rodada.
Já pelo Brasileirão, a 2ª rodada será em casa. Na quinta-feira (5/2), às 21h30, a equipe mineira enfrentará o Coritiba no Mineirão.
O Botafogo venceu o Cruzeiro por 4 a 0 nesta noite de quinta-feira, no estádio Nilton Santos, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2026. Danilo marcou duas vezes. Matheus Martins e Arthur completaram a festa alvinegra. Todos os saíram no segundo tempo.
Se existia apreensão pela tensão presença de Jhon Textor no estádio – o dono da SAF está em litígio com investidores no Botafogo -, a noite terminou com festa da torcida alvinegra. A goleada de 4 a 0 saiu na segunda etapa com atuações marcantes de Danilo e Montoro.
.
O Cruzeiro não fez um primeiro tempo ruim, mas perdeu Gerson pouco depois do primeiro gol do Botafogo. O meia saiu de maca, lesionado. E o time mineiro desmoronou. Abriu espaço para os atacantes mais rápidos do Botafogo na segunda etapa – foi por onde se criaram Matheus Martins e Arthur.








