Está começando o futebol 2024 no Brasil. Calendário tem Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil, Brasileiro series A,B,C e D, Eliminatórias da Copa do Mundo, Copa América. Mas quem começa tudo são os Estaduais, que foram o máximo do futebol brasileiro da primeira década do século XX até os anos 70. Com a criação do Campeonato Brasileiro em 1971, com o nome de “Campeonato Nacional”, que teve o Atlético Mineiro como primeiro vencedor, de lá pra cá, os Estaduais perderam sua importância, são um entrave no nosso calendário esportivo.
Os “Estaduais” estão começando. E como estão as disputas nos 26 Estados da Federação e mais o Distrito Federal. Tem domínio total no Norte, hegemonia em dois Estados importantes. Vamos lá! O Rei dos Estaduais é o São Raimundo de Roraima; atual Octa-Campeão,podendo bater Penta, e se aproximar dos dois únicos Decas-Campeões da história do futebol brasileiro; América Mineiro, campeão seguidamente de 1916 a 1925 e oABC de Natal , que ganhou de 1932 a 1941.
Tem hegemonia gritante nas regiões ricas do futebol brasileiro; No Rio Grande do Sul, quem manda é o Grêmio, atual hexa, num lugar onde só tem ele e seu arqui-inimigo Internacional, que foi vice-campeão brasileiro e semifinalista da Libertadores neste período de seca estadual e com o Grêmio até caindo à série B Brasileira. Atrás do Grêmio está o Galo, que em Minas é atualmente o tetra-campeão, que alemde ótimo time que tem ainda conta com a crise inicial do Cruzeiro,hoje em reconstrução. Aqui na parte sul do País ainda temos a sobrepujança do Palmeiras BI Paulista sobre Corinthians e São Paulo e com o Santos sempre em crise, e no Rio quem manda é o Flu, também Bi, batendo o rico Flamengo e com Botafogo e Vasco em crises iniciais. No Nordeste quem manda éo Fortaleza, atual Penta
No quem é quem, vamos por ordem de conquistas:
Roraima São Raimundo Octa
Rio Gde Sul Grêmio Hexa
Ceará Fortaleza Penta
Minas Atlético Tetra
Tocantis Tocantinópolis Tri
E.Santo Real Noroeste Tri
M. Grosso Cuiabá Tri
Amapá Trem Tri
Rio Fluminense Bi
Goiás Atlético-GO Bi
Alagoas CRB Bi
S. Paulo Palmeiras Bi
A relação dos Campeões é a seguinte:
Amazonas/AM, Águia de Marabá/PA, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Maranhão/MA, River/PI, Treze/PB, Sport/PE, Bahia/BA, Itabaiana/SE, Costa Rica/SE, Real Brasília/DF. Athetico Paranaense/PR e Criciúma/SC.
No dia 7 de abril,data limite para terminaremos Estaduais serão 27 gritos de “É Campeão”
Por Oliveira Lima