Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais registraram chuva no fim de semana, após um longo período de estiagem. No entanto, segundo previsões, o período chuvoso só deve começar em outubro. Durante esta semana, o tempo deve permanecer aberto, com variações significativas entre as temperaturas máximas e mínimas. Alguns municípios do Estado entraram em alerta para onda de calor neste domingo (22).
Na segunda-feira (23), ainda há chance de chuvas isoladas com trovoadas em Belo Horizonte, segundo a Defesa Civil. Porém, a partir de terça-feira, a previsão é de que as chances de chuva diminuam consideravelmente, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevendo tempo seco até pelo menos quinta-feira (26). As temperaturas em Belo Horizonte devem variar entre 17°C e 32°C nos próximos dias.
Enquanto isso, 199 cidades mineiras estão sob alerta de onda de calor, com temperaturas até 5°C acima do normal, especialmente no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas. O alerta é válido até o fim de terça-feira (24). A primavera, que começou no domingo (22), deve trazer chuvas mais frequentes a partir de outubro, com pancadas mais intensas previstas para novembro e dezembro, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis.
Na média histórica, a primavera em Minas Gerais registra volumes de chuva entre 400 e 700 milímetros, com as regiões Central, Grande BH e Triângulo Mineiro concentrando os maiores índices de precipitação.