A Polícia de Meio Ambiente, durante fiscalização em continuidade a operação de mineração ilegal ocorrida na zona rural do município de Arcos/MG, por pessoas oriundas da região norte do estado, deslocou a uma nova localidade, onde constataram que diversas pessoas trabalhavam na extração ilegal de quartzo, localizando vários materiais.
Ao se aproximarem, os militares do policiamento de meio ambiente, juntamente com militares do policiamento ostensivo geral de Arcos, se identificaram e determinaram aos mineradores ilegais que largassem as ferramentas, tendo os garimpeiros fugido, sendo perseguidos pelas equipes distribuídas no terreno. Durante a perseguição a pé, os militares conseguiram alcançar e efetuar a prisão de sete garimpeiros ilegais, os quais portavam picaretas, pás e sacos plásticos contendo pedras de quartzo extraídas ilegalmente naquela propriedade.
Pelo trajeto percorrido pelos garimpeiros em fuga, os militares encontraram dezenas de ferramentas, vários sacos plásticos contendo quartzo em seus interiores, e dois veículos utilizados no transporte dos minerais extraídos.
Os sete acusados foram conduzidos presos em flagrante pelo policiamento de meio ambiente juntamente com autor conduzido pelo policiamento ostensivo geral foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Divinópolis/MG.
Resultados Obtidos Durante a Operação:
- Pessoas presas: 07
- Boletim de ocorrência lavrados: 01
- Ferramentas apreendidas: 32 (picaretas, pás e enxadas);
- Materiais diversos:
04 facas, 04 lanternas, 01 bateria, 3 lanternas de cabeça
- Moeda corrente: R$ 3.116,50
- Pedras preciosas apreendidas:
01 sacos plásticos contendo pedras de quartzo
01 lata de tinta contendo pedras de quartzo
02 rochas de cristal de quartzo
- Veículos apreendidos: 02
- Aparelhos celulares apreendidos: 06