Por Oliveira Lima
Janeiro de 2024, Cruzeiro ainda nas mãos de Ronaldo Fenômeno, estabeleceu dois parâmetros: permanecer na elite sem sofrimento e seguir enquanto puder na Copa Sul-Americana. Mas o time montado pelo ex-dono surpreendeu a todos, encantando com um belo futebol, sob comando do jovem técnico Fernando Seabra, que foi até eleito o melhor treinador do turno do Brasileirão e o Cruzeiro o time de melhor futebol até então. Cruzeiro também renasceu das cinzas e ficou com a vaga direta às oitavas da Copa Sul-Americana.
Abril de 2024, Pedro Alcântara, o Pedrinho, compra o Cruzeiro de Ronaldo, que vinha na boa e compra sete jogadores, gastando 180 milhões de reais. A expectativa aumentou muito, pois se com um time modesto já estava bom, imaginem com reforços de peso? Com a paralização das competições da CONMEBOL, por conta da Copa América Cruzeiro dedicou chegar ao grupo dianteiro do Brasileirão, ou sejam G4 ou G6, nas chamadas vagas a Copa Libertadores do ano que vem.
Reiniciou a Sula, em dois jogos contra o Boca Jrs e a classificação nos penais, time do Seabra agora se direciona ao Brasileirão, pois os jogos das quartas, contra o Libertad, somente no segunda quinzena de Setembro. Antes, tem os dois jogos contra o Internacional, neste domingo pelo returno e na quarta pelo turno(jogo remarcado). Vai sequenciar ainda mais dois jogos: Atlético-GO e São Paulo, até chegar o dia 15 de setembro, data do primeiro jogo pela Sula. Embates diante do paraguaio Libertd se dará entre os jogos contra o Cuiabá e Vasco.
Serão seis jogos em que o Cruzeiro precisa vencer e secar quem está à sua frente até ao G4, ou G6 pelo menos. Time vem em oscilação, sem vencer há 3 jogos antes da histórica classificação na Sula, derrubando o Boca, numa vitória de 2×1 e depois nos penais. Nesta rodada pode chegar entre os seis, mas não entre os quatro. Como vai jogar contra o Inter só às 19 hs deste domingo, quando entrar em campo, já estará sabendo se o São Paulo não venceu o Vitória, domingo 18;30h e Bahia não superar o líder Botafogo, no domingo às 16 hs. Se um deles não vencer ajuda o Cruzeiro, que pode ir ao 5º, se os dois perderem. Cruzeiro tenta hs algumas rodadas entrar no G6 e não consegue. Sinal que G4 e G6 são difíceis de serem acessados