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Ponte entre Juiz de Fora e Matias Barbosa será interditada temporariamente na próxima segunda-feira (22/9)

18/09/2025
Em Agência Minas
Tempo de leitura:2 minutos de leitura
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Ponte entre Juiz de Fora e Matias Barbosa será interditada temporariamente na próxima segunda-feira (22/9)
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DER-MG / Divulgação

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Ponte entre Juiz de Fora e Matias Barbosa será interditada temporariamente na próxima segunda-feira (22/9)



O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizará uma nova interrupção total do tráfego na ponte do Zamba, que passa sobre o Rio Paraibuna, na rodovia LMG-874, na divisa entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, na região da Zona da Mata, na próxima segunda-feira (22/9), entre 12h e 18h.

A medida é necessária para a operação de colocação das vigas metálicas e concretagem que vão compor a nova estrutura. Desde o dia 8/9, a travessia está sendo alargada e ganhará uma passarela para pedestres. A ponte do Zamba fica no km 4,4 da LMG-874 e o DER-MG orienta os motoristas a utilizarem duas rotas alternativas: um trajeto para carros e ônibus, de 28 quilômetros de extensão, e outro para veículos de carga, de 49 quilômetros de extensão, conforme o mapa abaixo.
 

Ponte do Zamba

A ponte recebe uma média diária de 3.342 veículos, dentre os quais 425 são de carga, e é muito utilizada por moradores de Matias Barbosa que trabalham e buscam atendimento especializado na área da saúde em Juiz de Fora.

O DER-MG elaborou um projeto de engenharia para o alargamento da ponte e a construção de uma passarela exclusiva para pedestres para solucionar problemas históricos de circulação no trecho. Por estar localizada na divisa entre as duas cidades, a estrutura impõe uma restrição significativa ao transporte público.

Devido ao Decreto Estadual nº 44.603/07, as linhas de ônibus de cada cidade são obrigadas a operar somente até o limite municipal. Isso força os passageiros a desembarcarem, atravessarem a ponte a pé e embarcarem em um novo veículo para seguir viagem.

A ponte do Zamba foi erguida em 1928 e faz parte do trajeto da antiga Estrada União Indústria e da BR-3. Desde então, a travessia passou por várias manutenções e reformas, mas manteve as dimensões da época da construção. Com as obras, a ponte de 35,2 metros de extensão aumentará a largura de 8,5 metros para 10,3 metros.



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